- Maior versatilidade
- Manipulação e distribuição mais fácil
- Fácil utilização e dosagem
- Maior segurança alimentar
- Poupança de tempo e de mão-de-obra
Ovoprodutos
Os Ovoprodutos são considerados como sendo os produtos obtidos a partir do ovo, dos seus diferentes componentes, clara ou gema, depois lhes ser retirada a casca e as membranas, e que são destinados ao consumo humano, podendo estar complementados com outros produtos alimentares ou aditivos.
Os Ovoprodutos podem encontrar-se em estado líquido, concentrado, desidratado, cristalizado, congelado e ultracongelado.
A composição e características físico-químicas dos ovoprodutos são muitos variáveis em função da sua forma de obtenção e elaboração, também podem depender dos aditivos incorporados (sal, açúcar ou outros), etc..
A legislação comunitária não indica valores standart para os ovoprodutos, contudo é normal que as indústrias de produção ou os clientes deste tipo de produtos exijam determinadas características para os produtos finais.
Vantagens dos Ovoprodutos
- Maior versatilidade
- Manipulação e distribuição mais fácil
- Fácil utilização e dosagem
- Maior segurança alimentar
- Poupança de tempo e de mão-de-obra
Classificação dos Ovoprodutos
De acordo com a classificação dos ovoprodutos podemos obter um grande leque de produtos.
A classificação tem sempre em conta vários critérios, nomeadamente:
Forma física e tratamento
- Congelados;
- Dissecados ou desidratados, por calor ou por liofilização;
- Líquidos frescos/refrigerados, pasteurizados ou não pasteurizados;
- Líquidos concentrados, pasteurizados ou não pasteurizados.
Forma de utilização
- Ingredientes: utilizados como matérias-primas para confeccionar outros alimentos, ou outros produtos industriais;
- Produtos de valor acrescentado: preparados pré-cozinhados nos quais o ovo é o ingrediente único ou o principal;
- Componentes isolados, separados por fraccionamento da gema ou clara.
Componentes
- Compostos: Incorporam outros ingredientes distintos, contudo, os derivados de ovos estão presentes em concentração superior a 50%.
- Secos: Concentrados (20-25% de humidade), ou desidratados (3-5% de humidade)
- Primários (líquidos): ovo inteiro, gema, clara e misturas de ambas as componentes.
Período de consumo comercial
- Curto: ovoprodutos líquidos pasteurizados convencionalmente (5-12 dias, em função da temperatura de refrigeração).
- Intermédio: líquidos ultrapasteurizados (4-6 semanas) e concentrados (vários meses, a temperatura ambiente)
- Longo: ovoprodutos dissecados e congelados (pode ir até 1 ano).